5 medidas essenciais para reduzir riscos e melhorar a gestão do seu posto de gasolina

Nosso último material disponível (Ebook – Excelência na Gestão em Postos de Combustíveis) foi um sucesso e agora, mais que saber sobre medidas de segurança nos postos de gasolina recebemos uma série de perguntas e pedidos para falar sobre como começar esse negócio e, mais ainda sobre como fazê-lo prosperar. Bom, preparamos esse material com algumas das principais medidas e ações necessárias à segurança, agora estrutural, do seu futuro investimento. Lembrando que as medidas abordadas abaixo são exemplificativas e podem ser usadas em qualquer outro negócio e investimento.  Vamos lá?

 

Como montar seu negócio de posto de gasolina com segurança e ter uma gestão efetiva e lucrativa?

 

Montar um posto de segurança é um investimento de alto nível e exige ações calculadas e muita organização. Assim, algumas medidas devem ser tomadas, afim de que se reduza ao máximo os riscos do empreendimento.

 

A primeira delas é (1) estar atento à escolha de fornecedores e contrato com as distribuidoras.

 

Fique atento às diferenças de preço dos fornecedores. Pense no custo, mas no custo-benefício e sempre ligado à qualidade. Isso pode ser determinante para o sucesso, bem como para o fracasso do empreendimento. Mais que isso, se assegure dessas questões e mantenha contratos sempre em dia e sob cuidados jurídicos e de profissionais da área.

 

Em relação às distribuidoras inicialmente sabe-se que no momento de abertura do posto, o empresário pode optar por ter uma bandeira (BR, Shell, Ale, por exemplo) ou por não realizar contratos de exclusividade com nenhuma delas, o que é chamado de “posto bandeira-branca”.

 

A diferença na prática é que no contrato com as referidas distribuidoras, elas podem custear parte da abertura do posto em troca da exclusividade e da compra de insumos. Já no caso de se criar um “posto bandeira branca”, o revendedor pode escolher qual companhia e distribuidora lhe melhor atende, tendo maior liberdade.

 

É preciso em ambos os casos, sobretudo no primeiro que se analise o tempo de duração e condições do contrato, tais quais pagamento, regras de variação de preço e condições de compra.

 

Em seguida, deve-se atentar à (2) localização do posto, afinal muito mais do que bem localizado o posto deve seguir as exigências e condições de iluminação do local, a fluidez e movimento da transito, o sentido da via, infraestrutura do local como rede de esgoto, internet e telefonia e o custo imobiliário do local.

 

Além disso, é imprescindível que se analise e garanta a segurança do local. Um posto bem-sucedido deve garantir acesso fácil e seguro aos seus clientes.

 

Para a criação do empreendimento é essencial também o (3) respeito e implementação da Lei em todas as medidas e práticas do negócio. Isso porque um posto, conforme já abordado nesse material, pode trazer danos ao ambiente e deve estar sempre em conformidade à Lei, até para a proteção de quem investe tanto nesse negócio. Para tanto é preciso possuir:

  • Licenciamento ambiental;
  • Documentação do registro da empresa;
  • Exigências especificas do Conselho Nacional de Meio ambiente (Conama), Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tais quais: Alvará de funcionamento e localização, AVCB do Corpo de Bombeiros, laudo de liberação do esgoto emitido pela companhia de saneamento, laudo de liberação exigido pelo órgão de trânsito, entre outros.

 

Como última medida, o estabelecimento terá que verificar junto à prefeitura ou governo estadual se é permitido a instalação do negócio no referido local e cumprir eventuais exigências ambientais perante os órgãos responsáveis.

 

Um fator essencial também é sua mão de obra. Mais do que pensar em contratar funcionários qualificados e instruídos pode ser muito mais eficaz buscar qualifica-los de acordo com o perfil de seu negócio e torna-los exatamente o tipo de funcionário que você busca! Essa responsabilidade é sua. No próximo ponto vamos te ajudar mais nisso.

Mas antes se atente para uma questão primordial em qualquer negócio: (4) A capacitação de seus funcionários!

Como primeira medida é interessante que se mantenha os Equipamentos de proteção Individual em dia e com fiscalização e exigência regular de seu uso, afinal eles visam a proteção contra riscos capazes de ameaçar a saúde e segurança do trabalho.

 

No posto de combustível, tendo em vista que os colaboradores a todo tempo precisam manejar combustível, lavar veículos, trocar óleo, dente outras atividades, definiu-se na referida Norma Regulamentadora os equipamentos obrigatórios para a função, sendo eles:

  • macacão de algodão ou brim;
  • botas de borracha;
  • avental de PVC;
  • luvas de PVC ou creme protetor para as mãos;
  • óculos de segurança;
  • máscara respiratória e boné, bem como outros equipamentos previstos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da empresa.

 

Uma segunda medida para a capacitação efetiva dos funcionários é o treinamento dos mesmos para agir da maneira correta nas ocorrências do dia a dia.

 

Para isso eles precisam estar por dentro das medidas e formas de segurança operacional implantadas pelo posto, da manutenção e inspeção das instalações, da utilização dos EPI´s, análise de riscos e a elaboração de um plano de contingência e prontuário e instalação que organize as atividades do Posto.

 

Por último, é interessante que se faça um controle de exames a fim de resguardar a saúde desses funcionários.

 

Um dos principais perigos oferecidos aos colaboradores, especialmente aos frentistas, é o contato com vapores e respingos dos combustíveis. As substâncias são prejudiciais à saúde e podem contaminar os profissionais pela boca, nariz ou pele.

 

Para que você entenda melhor, precisa saber que a principal substância que compõe os combustíveis é o benzeno, que por sua vez, segundo a Agência de Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças é altamente cancerígena, podendo causar desde dores de cabeça até problemas mais graves como anemia, danos neurológicos, infecção pulmonar e a diminuição do sistema imunológico.

 

Certo é que a conscientização, manutenção e prevenção são a base para manter a segurança do posto e de seus colaboradores.

 

Por fim e, não menos importante temos nosso último passo para seu investimento: (5) A gestão de conflitos e comunicação interna do seu negócio.

 

Esse ponto deve ser visto como o ponto central de qualquer empreendimento, uma vez que é responsável tanto pela implementação quanto pela execução de todos os outros pontos.

E sabe por que?

Quanto maior sua capacidade de se comunicar e negociar, maiores serão suas chances de realizar um empreendimento estruturado e lucrativo. (Leia mais no nosso E-book negociação- link).

Você pode por exemplo, negociar um bom contrato com fornecedores, através de um bom preço ou em troca de uma lucrativa parceria. O mesmo vale para a compra ou aluguel de uma localização perfeita ao seu negócio e, principalmente para à capacitação de funcionários e demais colaboradores.

É importante entender que o diálogo e gestão de conflitos é a chave de um grande negócio, tanto porque minimiza conflitos e resolve problemas, quanto porque maximiza lucros e oportunidades.

Quer entender como isso funciona na prática?

A empresa Gannet, uma grande empresa na indústria de mídia identificou que tinha um problema de comunicação com seus funcionários, isso porque não conseguiu que os mesmos fizessem uso efetivo das tecnologias recentemente integradas à empresa. Os conceitos precisavam ser divididos e um nova plataforma de administração precisa funcionar e gerar lucros.

A empresa, ao invés de encarar isso como um problema, identificou uma oportunidade e uma necessidade de atuação:  Ela deveria criar uma forma de tornar a experiencia mais positiva para, então, exigir níveis mais altos de participação.

Para tanto, passou a se valer de vídeos internos, materiais explicativos, comunicação interna de benefícios através de reuniões e palestras, entre outros.

Percebe que as soluções dadas giraram em torna da comunicação?

Incorpore essas práticas ao seu negócio, modernize suas mensagens e entregas de benefícios á sua empresa e ao seu negócio.

A partir do momento em que você dá aos seus funcionários acesso a demandas de fácil acesso e compreensão e com uma linguagem direcionada a eles você estará personalizando suas soluções e atuação e garantindo uma tomada de decisão e instrução prática e efetiva.

A empresa GuideSpark, que auxiliou a empresa nesse processo, resumiu essas ações como um processo capaz de tornar o consumo de saúde relacionável e acionável da empresa aos seus funcionários de modo a conectá-los efetivamente com informações de necessidade de conhecimento, trazendo impactos positivos a empresa.

Os resultados? Maior aceitação e aplicação das medidas da empresa.

Trazendo o exemplo acima aos Postos de Gasolina, é preciso que além de todas as medidas elencadas acima que a comunicação e uma gestão voltada a ela esteja em prática, sobretudo em seu início.

Isso porque, a grande sacada dessa fase inicial é traçar uma estratégia de negócio em que os riscos concentrem-se unicamente nas incertezas inerentes ao negócio, de modo que a gestão, processo e disciplina precisem estar alinhados e em dia, servindo justamente de suporte e prevenção de riscos, além de trazer mais solides à sua aplicabilidade.

Assim, na eventualidade de haver conflitos, estes devem ser evitados quando possível – aplicando-se técnicas preventivas de conflitos – e, quando emergirem, devem ser encarados como oportunidades para o desenvolvimento do negócio, de forma que seja possível aproveitar todos os pontos de vista, conhecimentos e habilidades distintos de cada um dos que estão nele envolvidos.

E o que o seu negócio ganha com isso?

Os benefícios para uma empresa que possua auxílio na gestão efetiva de seus conflitos são notáveis: (i) melhor convívio e produtividade entre as pessoas; (ii) estímulo ao processo de criação e de inovação característico dessas empresas; (iii) auxílio às pessoas a aproveitarem melhor suas diferentes habilidades para o sucesso do negócio e, consequentemente, (iv) redução, de forma exponencial, das chances de mortalidade da mesma.

A gestão eficaz de conflitos é fator fundamental para o sucesso de uma empresa.

A aplicação da aprendizagem sistêmica exige maturidade de toda a organização, que precisa desenvolver a capacidade de investigar problemas complexos e de solucionar conflitos de forma conjunta, com uma soma das habilidades de todos os integrantes da empresa. Tudo isso parte da premissa de que a soma do QI da equipe pode, potencialmente, ser muito maior do que o QI dos indivíduos.[1]

E o que faz o sucesso de um time?

As habilidades de cada indivíduo somadas. Ou seja, o time que cria um Q.I Coletivo, superior à soma dos Q.I’s individuais, é uma startup que tem muito mais chance de sucesso.

E como esses times criam o Q.I Coletivo?

Por meio de uma cultura de comunicação efetiva!

Quer um exemplo no seu negócio? Usemos a fase de capacitação de seus funcionários.

Qual forma mais efetiva de prepará-los para estarem atentos aos riscos de explosões, por exemplo? Será que através de flyers ou de uma video aula ou demonstração prática?

E mais ainda, caso algum de seus funcionários cometa um erro ou se envolva em um acidente, como lidar com isso da melhor forma? Porque ao inves de uma eventual advertência ou conflito isso não pode significar uma oportunidade de instruir e servir de exemplo à outros funcionários, por exemplo?

Por fim, não se esqueça: a capacitação de seus funcionários não deve ser pensada da forma que você enquanto dono do negócio quer ou aprenderia. Ela deve ser pensada e direcionada a eles, afinal o que se busca é a efetividade. Busque canais e formas efetivas de comunicação. A excelencia na prática exige um aprendizado eficaz, seja criativo!

Agora você já sabe: além de medidas práticas e organizaçcionais para a criação de seu negócio como contratos, amparo legal, capacitação, você também precisa de uma gestão estrtégica e organizacional de todas essas fases e saber se comunicar. Com isso você criará uma série de oportunidades e formas de maximizar seus lucros e resultados!

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